Elysium reforça preservação ambiental e renova estruturas do Parque Cultural Florata para melhor receber visitantes
Localizado a 17 quilômetros de Goiânia, o Parque Cultural Florata, sob gestão da Elysium Sociedade Cultural, é um refúgio de natureza e arte em Santo Antônio de Goiás. Com entrada gratuita e funcionamento de terça a domingo, o espaço se mantém como um importante ponto de preservação ambiental e convivência com a biodiversidade do Cerrado.
Segundo o gestor administrativo do parque, David Lúcio Lemos, nos últimos meses, a equipe que atua no parque, concentrou esforços na manutenção de suas áreas verdes e obras artísticas, reforçando o compromisso de intervir o mínimo possível e para preservar o máximo possível. “Nossa equipe atuou fazendo podas, hidratação e cuidado das trilhas e jardins, garantindo um ambiente seguro e agradável para caminhadas e contemplação da natureza”, destacou.
Entre as melhorias realizadas, destaca-se a reforma do meliponário, que recebeu novo calçamento, acesso pavimentado e reinstalação das caixas de colmeias. “O local já está pronto para receber novas colônias de abelhas sem ferrão, que são fundamentais para a polinização e para a conservação da biodiversidade”, afirma David. “Também estamos trabalhando na construção de um guarda-corpo na área próxima ao lago, aumentando a segurança dos frequentadores”, continua apontando as melhorias no parque.
As obras de arte instaladas em áreas a céu aberto também passaram por manutenção e repintura, mantendo viva a proposta de integrar natureza e expressão artística. Há estudos em andamento para ampliar esse acervo a céu aberto, projeto que avança de forma planejada.
Segundo David, dentro da proposta de preservação do parque e da manutenção dos corredores ecológicos entre o parque e a Mata Atlântica adjacente, que permitem o avistamento regulares de tamanduás bandeira, lobinhos (raposa do campo), lobos Guará, veados campeiro, tatus peba, bola e canastra, ouriços, além de várias aves silvestres que encontram no parque refúgio e alimento.
Ao explorar o Parque Cultural Florata, os visitantes têm a oportunidade não apenas de apreciar as belezas naturais do Cerrado, mas também de vivenciar experiências sensoriais com obras de arte, comer frutas da estação direto do pé, ouvir o canto dos pássaros e de se conectar com natureza e toda sua essência.