Tempo de Plantar Argentina: inspiração brasileira no cuidado com o meio ambiente no país vizinho
Inspirada em uma iniciativa brasileira, a argentina Marcela Kippke, tem feito um trabalho de educação ambiental em Buenos Aires. Formada em Ciências da Computação com foco em Educação, realizou um projeto chamado “Primavera da Vida”, realizado em 13 escolas da Grande Buenos Aires. O eixo central é a temática do Ambiente e Sustentabilidade, de ensinar aos jovens que funcionamos como um sistema e que somos atravessados pela cultura do consumo e da tecnologia em todas as ordens, sem distinção.
“Então, lá no início de 2020, comecei a introduzir o tema em minhas aulas (que na época eram virtuais). Também entrei em contato com o movimento Tempo de Plantar Brasília e seu diretor, Paulo César Araújo, e fiquei impressionado com a forma de trabalho que tinham em cada comissão de plantio e solicitei por WhatsApp para também pertencer a ela, adaptando às necessidades do nosso país”, explica Marcela.
Marcela conta que, a partir daí, no seu ambiente de trabalho encontrou muita resistência para trabalhar sobre o assunto, inclusive a proibição de realizar algumas atividades, como plantar uma árvore ou simplesmente sementes e participar do grupo Tempo de Plantar. “Em algumas instituições atingi a meta, em outras não”, conta.
O movimento Tempo de Plantar surgiu no Brasil há cinco anos, e é um movimento que todos os anos mobiliza as pessoas a viver uma experiência de plantar e cuidar de uma muda árvore. A partir do movimento, foram criados também os Comitês “Nunca Mais um Brasil sem Nós”, em defesa dos povos indígenas, das florestas, e do combate à crise climática.
O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, estimula a sociedade brasileira a buscar a sua ancestralidade indígena, que foi invisibilizada ao longo da história, ao longo do tempo, e o sangue indígena está no DNA da maioria dos brasileiros. “Ao buscar essa ancestralidade invisibilizada, ao buscar suas origens, o movimento acredita que haverá uma evolução na consciência dos brasileiros no cuidado com a natureza”, sublinha Marcela.
“Ninguém cuida daquilo que não se ama. Ninguém ama, daquilo que não se cuida. É preciso despertar em nós o sentimento de amor incondicional por si, pelo outro e pela Mãe Terra!”, diz o diretor da Tempo de Plantar Brasil, Paulo César Araújo.
Marcela conta que basicamente ela e o filho participam da iniciativa. “A ação que eu realizo é plantar, cuidar de várias mudas, como é o objetivo do movimento, numa praça próxima e na minha casa. No Brasil é um orgulho fazer isso. Aqui isso é visto com outros olhos. As pessoas acham que é uma loucura, me olham de forma estranha… mas nós continuamos”, diz Marcela.
A professora conta que todas essas experiências colaborativas enriquecem e incentivam a continuar sua formação em questões ambientais. “Quero contribuir de meu humilde lugar para meu país. Agradeço ao Parque Cultural Florata pela oportunidade de me dar um espaço para me expressar”, finaliza.
Como fazer parte do Movimento Tempo de Plantar?
Para se juntar à iniciativa e apoiar a criação de uma cultura de regeneração a cada ano para viver a experiência de plantar e cuidar de uma árvore, a adesão deve ser solicitada pelo telefone (61) 9 9610-0812.