Um parque cultural está surgindo
O Parque Florata está diariamente tomando forma, pouco a pouco se transforma no local projetado para ser, um ambiente de refúgio e contemplação onde vida, arte e natureza se fundem proporcionando uma atmosfera perfeita para nos relacionarmos com o meio ambiente. Conversamos com o Paisagista David Lúcio Lemos, pra que ele nos conte como está sendo o processo de crescimento e transformação visual do Parque Florata. De forma muito poética, David nos relatou do ponto de vista pessoal, como tem desenvolvido seu trabalho. Ele, que também é artista plástico, em breve fará uma exposição de suas obras no Parque, mas este é um outro assunto…
“Trabalho em duas vertentes no Parque Cultural Florata a primeira é a missão de executar e implementar o Projeto Paisagístico realizado pela arquiteta e paisagista, Yara Hasegawa. Um projeto tão arrojado como complacente. Valorizando a topografia em harmonia com a rica floresta original no crescente processo de conservação e proteção.
Nesta implantação, impossível não sentir o prazer como jardineiro (antes de paisagista), de ver o aparecimento de retiros para contemplação, dos percursos para caminhada, áreas para relaxamento e desintoxicação da alma, essas áreas projetadas pelo homem vão se amalgamando com a exuberância da flora soprada por Deus.
Minha outra atuação é a coordenação na instalação das Obras de Arte, já adquiridas e em processo de instalação no Parque. Buscando para cada peça um “campo de pouso para naves criativas”, visando a interação da arte com a natureza. A Arte nas suas formas instigantes e cores inesperadas se mescla com a natureza já vibrante e brutalmente presente.
Dentro deste contexto no início de junho estará concluída a instalação da primeira escultura com grande dimensão, uma obra da Artista Plástica e Multimídia Fernanda Coelho, inaugurando esse “casamento” profícuo de arte e natureza, – nossa vocação de Parque Cultural e Florestal.
Dentro desta perspectiva de trabalho busco viabilizar aos artistas um apoio técnico e logístico para o acolhimento e distribuição dos projetos dentro dos nossos jardins nativos e exóticos.
Resumindo tem sido uma grande dádiva trabalhar no Parque Cultural Florata pois estou numa imersão de profundo prazer entre duas paixões que são a Arte na Natureza e a Natureza da Arte.”
Mereciamos um espaço assim aqui no Centro- Oeste, onde a arte se misture com a natureza. A maioria dos condomínios se envolvem mais com a urbanização do que com esses movimentos inovadores. Inhotim merece uma versão local.
Interessante a proposta. Que a iniciativa frutifique. Sucesso!
Lindo fico feliz em participar de cooperar para o bem estar das pessoas .
Amei a idéia e vou conhecer.
Muito bom. Muitos artistas buscam espaço para expor. E as galerias tradicionais, fechadas por vezes restringem.
Esse é um parque voltado para a contemplação da natureza integrada a arte escultórica, que tem como inspiração para o artista a própria exuberância da fauna e flora. Com certeza será um espaço requintado.
tenho certeza que esse será um lugar referência para se estar em paz com a natureza e em volta de tanta beleza.