Paixão por plantas se torna sucesso no Instagram
Uma forte relação com a natureza que se transformou num hobby de grande notabilidade na internet. Essa é a história da podóloga Rodneya Resende, de Coromandel, em Minas Gerais. Rodneya é a pessoa por trás do perfil Jardim da Neya, que acumula 146 mil seguidores no Instagram.
Apaixonada por plantas, Neya, como é conhecida, posta no perfil fotos de suas plantas e sua rotina de cuidados com cada uma delas. Caladiuns, begônias, gerânios, suculentas, antúrios, entre outras decoram o seu jardim. Mas uma espécie tem o seu coração, a portulaca grandiflora, conhecida popularmente por onze horas.
Apesar de sempre gostar de plantas, esse hobby é relativamente recente, como conta Neya. “Desde que eu era criança, minha mãe cultivava plantas. Me casei muito nova e sempre tive plantas em casa, mas depois que meus filhos cresceram e comecei a trabalhar fora pensei que não tinha tempo. Então minha casa foi ficando sem planta nenhuma.”
Foi na pandemia de covid-19 que seu amor por plantas, especialmente as onze horas, floresceu. “No início da pandemia nos isolamos por quase um mês na fazenda. Então, plantei lá algumas mudinhas de onze horas que tinha ganhado e comecei a gostar de manter esse cuidado e me apaixonei por esse universo”, relembra.
Foi no próprio Instagram que Neya encontrou outros apaixonados pela florzinha. “Vi que tinha muitos perfis de colecionadores sobre elas e como eu tinha tempo, durante a pandemia, comecei a interagir com os perfis. Depois de um tempo, criei o meu para postar fotos das minhas, para ser como um álbum de fotos de coleção.”
Gradativamente, o perfil Jardim da Neya foi crescendo a partir dos seguidores do mesmo nicho e de interações. “A pandemia passou, tive que voltar para a cidade e não poderia deixar os vasos na fazenda, porque não tinha quem cuidasse. Então, eu trouxe para a cidade e vi que conseguia tempo para cuidar, porque era uma planta tranquila, que não exige muitos cuidados. Depois disso, fui comprando mais plantas”, comenta.
Com o perfil recheados de plantas e postagens frequentes, Neya se tornou uma referência no meio, sendo até consultora de seus seguidores. “As dúvidas que mais recebo no perfil são sobre substrato, controle de pragas e como consegui tantas variedades de onze horas”, diz bem humorada.
Apesar do amor pelas plantas ter renascido há pouco tempo, a relação de Neya com a natureza é de longa data. “Nasci e morei na zona rural até os 8 anos de idade, meus pais moram em chácara a vida toda, me casei com um veterinário e temos uma fazenda pra onde vamos todos os finais de semana há 32 anos. Gosto muito de natureza e sei da importância de se preservar”, reforça.
Para a podóloga, a motivação para cuidar das plantas é o relaxamento e paz que sente quando está no meio delas. “No meu trabalho lido com muita gente todos os dias, equipe, clientes… com as plantas não é trabalho, é terapia: planterapia”, brinca.
De todas as plantas que tem, as que Neya cultiva com mais frequência, são as onze horas. “Foi com elas que comecei nesse meio das folhagens, amo e acho fácil de cuidar.”
Para ter uma planta saudável, Neya diz que o primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre a espécie e entender suas particularidades. “Mas de maneira geral, para se ter uma planta saudável, eu enumeraria: um bom substrato, regas constantes, adubação mensal, podas e replante quando necessário, e ter sempre atenção quanto ao ataque de pragas”, encerra.
Instagram: https://www.instagram.com/jardimdaneya/